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- Carlão Carioca no dia do casamento 

Chegou finalmente o dia do casamento do Carlão. Eu e minha esposa fomos convidados para padrinhos do noivo. A cerimônia seria realizada na igreja da sua noiva e logo após uma festa com tudo que tinha direito.

Para quem não conhece bem o Carlão, não pode imaginar que ele sempre deixa as ações para os últimos momentos, esquece detalhes importantes e costuma ser desatento com o planejamento. Não foi diferente desta vez.

Soubemos pela sua noiva, não obstante, as lembranças carinhosas, as cobranças enérgicas, e os gritos histéricos – ele sempre deixava algo para depois, esquecia ou realizava as tarefas que cabiam a ele - o noivo – para o último instante.

Seu terno foi concluído no dia do casamento. O salão de festas, cerca de 15 km longe da igreja onde seria realizada a cerimônia, só foi alugado com antecedência de uma semana. Só não esqueceu as alianças, pois foram escolhidas pelo casal.

Combinou de buscar os parentes e os seus padrinhos no aeroporto, mas esqueceu quais os horários. O seu estresse só não foi maior por que no último instante sua noiva resolveu assumir muitas das tarefas que ele deixou relegadas.

Ali no saguão do aeroporto fui recebido por um Carlão abatido, cansado e quase a beira de um ataque de depressão, tamanho o seu cansaço.

A cerimônia e a festa felizmente ocorreram sem nenhum grande problema. Carlão recuperou-se sorriu, brincou, cantou, declamou versos à sua Deusa, agradeceu aos convidados pela presença. No horário determinado saiu para a viagem de lua de mel no Caribe (um sonho de ambos).

Duas semanas depois liga-me Carlão para contar as novidades e a nem tanto maravilhosa viagem. Estava ele tão exausto com tudo que aconteceu e com o efeito de algumas cervejas – Carlão dormiu profundamente na sua primeira noite como casado. Nada conseguiu acordá-lo.

Podemos fazer um comparação das peripécias de Carlão com o atendimento ao cliente a partir dessa história:

1- Saiba muito bem quem é seu cliente e planeje cada etapa do seu atendimento.
2- Organize sua agenda e confronte com a do cliente.
3- Faça um check-list de tudo que precisa ser feito antes, durante e depois do atendimento.
4- Revise cada etapa e acerte o rumo se necessário.
5- Esteja preparado para o seu melhor.
6- Comemore intensamente.

Armando Ribeiro



 

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