Quem Somos Eventos de Sucesso Consultorias Gestão de Negócios Fale Conosco
Artigos Agenda
Home



- Carlão Carioca vai jantar com a sogra 

Carlão, quem diria, finalmente encontrou a mulher dos seus sonhos e vai se casar. A notícia – ouvida por mim em primeira mão pelo telefone – surpreendeu-me tanto que quase expressei o que estava pensando: como a deusa tinha conseguido fisga-lo?

Atropelando as palavras, comendo silabas, contou-me do jantar que teve com a família da noiva. Preparou-se como mandam as boas regras de etiqueta. Uma roupa elegante. Um ramalhete de rosas vermelhas, um bom vinho e uma caixa de bombons finos para presentear a futura sogra.

Não fosse alguns problemas que viria a relatar tudo seria perfeito. Pontualmente chegou a casa da noiva. Ao entregar as rosas para a sogra o primeiro problema. A mãe de sua noiva é alérgica a flores. Entregou o vinho para a noiva que imediatamente escondeu-o em lugar seguro. Exceto sua noiva, todos eram fervorosos religiosos de uma igreja que considerava a ingestão de álcool pecado mortal. Havia ainda os bombons. Ao final do jantar entregou a caixa para a sua sogra que com aquele ar triste e desaprovador disse-lhe que era diabética.

Segundo Carlão só faltava derrubar algo sobre sua roupa. Nem disso ele escapou. Seu sogro contou aquelas piadas sem graça e ele no afã de rir, derrubou o café sobre suas calças. Foi aquele corre – corre para limpa-lo.

Mas nem tudo estava perdido. Num momento de extrema sabedoria Carlão relatou que lembrou de algumas passagens da Bíblia, da época que foi coroinha na igreja do seu bairro e de um período que namorou a filha de um pastor. Entre os assuntos sobre o dia–a-dia, política e a cerimônia do casamento ele mencionava alguns versículos que lembrava. Nem sempre corretos, mas com toda a boa intenção.

Carlão cometeu alguns erros básicos no que podemos chamar de “vender” sua imagem para os seus novos clientes. Não planejou o encontro com os futuros sogros. Simples perguntas poderiam ser feitas. Afinal sua deusa os conhecia e bem. Um outro deslize é falar ou demonstrar que conhece um tema ou assunto muito bem quando tem apenas conhecimentos superficiais. A autenticidade é a base de qualquer bom relacionamento.

Lembre-se que a primeira imagem é que fica. A boa intenção não basta. Seja firme nos seus propósitos mas encare-os com simplicidade, humildade e flexibilidade.

Aprovado por toda a família, apesar das trapalhadas. Convidou-me para o casamento que será realizado em abril. Com tudo que uma noiva tem direito. Tudo nos conformes. Ela encontrou a deusa de sua vida.

Terminou garantindo-me que será muito feliz e antes que eu perguntasse, fiel. Afinal a flexibilidade e a versatilidade foram durante todos esses anos de convicto solteiro suas maiores armas. Servirão para seu casamento.

No relacionamento inicial com o cliente nem sempre esses pequenos erros serão perdoados. Um “casamento” pode ser desmanchado antes mesmo do namoro.

Entretanto neste nosso caso, com certeza Carlão será feliz.

Armando Ribeiro



 

Email: armando@pensareweb.com.br
Tel: (41) 3026-4616 - (41) 9996-8007