Quem Somos Eventos de Sucesso Consultorias Gestão de Negócios Fale Conosco
Artigos Agenda
Home




- Emoção e Frustação 

Assistindo a televisão dias atrás fiquei emocionado com uma propaganda de um novo modelo de veículo que estava sendo lançado no mercado nacional. Alguns segundos de belas imagens, gente jovem e bonita e principalmente o foco num produto que será capaz de me levar a lugares somente imaginados nos meus sonhos e nos do diretor do comercial.

Resolvi ir até a concessionária do veículo para conhece-lo. Cheguei de manhã bem cedo e observei que todos os vendedores estavam num canto do salão, provavelmente saindo de uma reunião de vendas e pelos risos e gargalhadas imaginei estarem muito alegres. Em segundos veio em minha direção uma vendedora com o rosto fechado, sério, com as mãos para trás e num mecânico e formal : Posso ajuda-lo?, iniciando o atendimento. Sorri na esperança de receber em troca um sorriso (não recebi) e comecei a explicar a razão de estar lá. Recebi um lacônico “fique à vontade”. - O carro que o Sr. deseja está lá na frente do salão, disse-me ela e retirou-se para a sua mesa de trabalho. Dei duas voltas em torno do carro, tentei abrir uma das portas, percebi que todas estavam fechadas e calmamente retornei para a mesa da vendedora. Ela estava ao telefone conversando alegremente com uma amiga. Com um sinal de mão pediu que eu sentasse e continuou sua conversa por mais alguns minutos.

Desligou o telefone e começou a falar sobre o veículo, as vantagens, o torque, o acabamento. Ganhei uma aula de técnicas de vendas só que, sem nenhuma emoção. Não senti autenticidade. O riso e alegria de momentos anteriores deu lugar a uma seriedade contida e forçada. Aprendi, é bem verdade, tudo que o carro poderia oferecer. Quando ela entrou na fase de valores e formas de pagamento, interrompi a apresentação e perguntei se poderia ver o carro por dentro. O Sr. não viu? Foi sua pergunta com alguma surpresa. Disse-lhe que estavam fechadas as portas. Ela pediu desculpas em nome da concessionária e dirigiu-se rispidamente a um colega de outra mesa que era o responsável por abrir e fechar carros. Para ser sincero, senti que estava atrapalhando seu dia, sua alegria anterior, fazendo-a “infelizmente trabalhar”.

Levantei-me, aleguei compromisso inadiável e prometi voltar depois para conversarmos melhor.

Junte-se a mim e verifique que todos os produtos e serviços que são anunciados , exceto aqueles de primeiríssima necessidade, tem um forte apelo emocional e sensorial . Liberdade, alegria, amor, poder, sensualidade, conquista etc. Outros mexem com os nossos cinco sentidos.

Então quais são as razões desse descompasso entre o anúncio e o atendimento na hora da compra? O que estará ocorrendo com as pessoas responsáveis pela fase final da venda?

Uma outra história de um amigo vendedor de sapatos. A mãe e duas gêmeas idênticas vão à loja comprar os sapatos para a festa de 15 anos das meninas. Mãe caprichosa vestia-as com roupas e sapatos iguais. Desta vez as gêmeas queriam algo diferente, queriam escolher cada uma a seu gosto. O vendedor sem saber a quem atender se a mãe – que iria pagar , ou as filhas. Meu amigo entrou na conversa e passou a falar da importância única na vida daquelas meninas: O dia do baile. A emoção que iriam sentir. O momento especial de dançarem a valsa dos quinze anos. À medida que ia falando, colocando-as na emoção, calçava-lhes os sapatos e pedia para que elas se imaginassem entrando no salão de baile, sendo anunciadas, dançando. Final da história a mãe consentiu pela primeira vez que as meninas comprassem o que mais lhes agradava. Durante muitos anos, mãe, filhas e netos foram clientes daquela loja de sapatos.

Duas histórias, duas lições. O atendimento com emoção marca. Ajuda o vendedor a encontrar as palavras certas. Ele aprende a observar. Ouvir antes de despejar a técnica de venda.

Em todas as fases da vida de um produto ou serviço, desde o anuncio até a pós-venda, deve haver emoção. Principalmente no contato humano, onde a emoção deve ser superior, qualitativa e quantitativamente falando. Na propaganda é desejo e sonho. Na hora da compra é a realização da emoção.

O significado de surpreender e encantar clientes não é nada mais do que oferecer a ele uma emoção autêntica.

Que emoção positiva você escolheu hoje para atender, relacionar-se com seu cliente?

Armando Ribeiro



 

Email: armando@pensareweb.com.br
Tel: (41) 3026-4616 - (41) 9996-8007