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- Como fazer um bom Abstract 

Lembrete de definição:
Abstract: Apresentação consistente e seletiva do texto que virá a seguir. Seu objetivo é destacar pontos focais, discriminar objetivos e métodos – se for o caso – e explicitar as questões mais relevantes que serão debatidas pelo autor.

Quem não tem tempo a perder sabe muito bem da importância dos Abstracts, aqueles textos curtinhos, que resumem em poucas linhas a essência de um artigo, o enredo de um livro, a proposta de uma tese, ou até mesmo a temática de uma videoconferência ou a trama de um filme.

Graças a esses textos enxutos e motivadores, você fica à vontade para decidir se vale a pena ou não investir preciosos neurônios na ‘leitura’ do trabalho na íntegra. E quando se tem muita coisa para ler, abstracts se transformam em valiosa ferramenta de trabalho.

Hoje vou ensinar a você um passo-a-passo importante, que vai ajudá-lo a produzir excelentes abstracts.

Saídas mágicas

• O esquema das palavras-chave:

- Selecione as questões mais relevantes do trabalho;
- Transforme essas questões em perguntas ao leitor;
- Crie, em seqüência, alguns parágrafos de efeito;
- Diga que o texto é o espaço onde esses temas serão discutidos e as perguntas, respondidas.

Texto I

POLÍTICA AMBIENTAL

• Como desenvolver ações preventivas e corretivas, para preservar a qualidade ambiental de produtos e serviços corporativos?
• Como gerenciar procedimentos ligados a questões ambientais com empresas terceirizadas e órgãos reguladores?
• Como decidir corretamente em situações potenciais de risco, capazes de comprometer a boa imagem das atividades desenvolvidas perante a sociedade?

Sabemos que cuidar da preservação ambiental tornou-se parâmetro de competitividade.
Sabemos ainda que haverá, cada vez mais, a necessidade de atendimento à crescente demanda por tecnologias de produção mais limpa e adequação produtiva a mecanismos reguladores internacionais.

Nesse sentido é que a atuação do Gestor se faz cada vez mais importante.

Jamais estaremos definitivamente formados. Nosso futuro dependerá da capacidade de atualização contínua de conhecimentos, face ao vertiginoso avanço das tecnologias e à necessidade permanente de adaptação a cenários de constantes mudanças.

Nas páginas a seguir, você encontrará informações importantes e orientações seguras, que certamente ajudarão você e sua empresa a responder com assertividade a esses novos desafios impostos pelo tempo.

Tire o melhor proveito desses ensinamentos e...

Boa leitura!

Segunda saída

• A argumentação por autoridade

- Inicie com parágrafo de efeito, que resuma a essência do texto a ser lido. (Você também pode iniciar com citação de especialista na matéria ou parágrafo relevante do texto principal)
- Desenvolva o parágrafo introdutório com itens mais importantes extraídos do texto. Não acrescente informação nova, que não esteja contida no texto principal.
- Fale um pouco sobre o autor, se for o caso.
- Formule indagações – em tópicos –, que só serão respondidas após a leitura do texto na íntegra.

Texto II

A redução da jornada aumenta o emprego?

Já virou consenso entre os especialistas a crença de que os grandes desafios da empresa brasileira estão em aumentar a produção, gerar mais empregos enfrentar a competição internacional e elevar a competitividade.

Nesse sentido, cogita-se da redução da jornada de trabalho, com a manutenção dos salários, sob o argumento de que esse é um instrumento eficaz para a geração de novos postos de trabalho.

Neste trabalho, a economista Priscilla Flori, estudiosa no assunto, aprofunda a discussão sobre o tema, ao revisitar a teoria econômica, as experiências européia e brasileira na matéria e os resultados obtidos.

• Reduzir jornada e manter salários aumenta ou diminui o nível de emprego?
• As experiências de outros países têm surtido o efeito desejado?
• O que diz a teoria econômica sobre as implicações da redução da jornada de trabalho?
• Quais as políticas mais adequadas e eficazes para geração de empregos?

Essas e outras questões da maior relevância serão discutidas no texto a seguir.

Dicas Finais

• Só comece a redigir o abstract após leitura atenta do texto principal. De outra maneira, será impossível captar as informações essenciais do texto e repassá-las ao leitor;
• Use períodos curtos e palavras usuais. Evite jargões técnicos. Tente escrever o mais possível como se fala e não falar demais como se escreve.
• Parta do princípio de que não existe texto pronto. Leia e releia várias vezes o que escreveu. Tente de novo... E de novo outra vez!... O que é escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer.
• Mantenha a simplicidade e deixe que as pessoas saibam o que o autor tem a dizer. Não confunda argumentação por autoridade com abuso de autoridade.

Trecho extraído e adaptado do livro “A redação eficaz”, editado pela Campus

José Paulo Moreira de Oliveira
www.gipcultural.com.br



 

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