Quem Somos Eventos de Sucesso Consultorias Gestão de Negócios Fale Conosco
Artigos Agenda
Home
Histórias da Madalena
Olhar de Verônica


Testos e Artigos

- Somos os bárbaros novos, embasbacados com nossos novos brinquedos (Parte I)

O uso do e-mail como ferramenta de negócios

Não há mais como contestar: o e-mail tornou-se a maior ferramenta de comunicação do mundo moderno. Basta ler a Veja, que publica semanalmente o total de correspondências recebidas durante a semana.

Os números
Correspondência da semana:
E-mails - 1610
Cartas - 49
Fax - 17

Graças ao e-mail, resolvem-se pendências, constroem-se – e desfazem-se – grandes negócios, negociam-se acordos, selam-se namoros e amizades e toca-se a vida.

E-mail já é até prova documental. Que o diga o Bill Gates, que quase perdeu a Microsoft por causa de e-mails entre funcionários, apreendidos pela justiça ianque. Que o diga aquela famosíssima multinacional, que enfrenta processo vultoso por causa das piadinhas racistas inadvertidamente enviadas em rede por um desavisado funcionário da empresa. Que o digam algumas instituições governamentais peso-pesado, cujos e-mails terão de ser agora, forçosamente, numerados, por determinação do TCU.

Pena que a ficha ainda não caiu para a maioria das empresas brasileiras. O problema é que os tempos mudam, a fila anda e quem não se tocar com isso vai perder o bonde, o ônibus, o metrô da história.

Já passamos pela qualidade do produto (Hoje em dia, quem não tem a certificação ISO é um primata) e evoluímos para a qualidade dos serviços (e tome de SAC, 0800, Procom, Conar, juizado de pequenas causas, Ombudsmans, auditorias e ouvidorias por atacado).

É chegado o momento de trabalharmos em cima da nova idéia: é imperioso reformularmos todo o nosso processo de comunicação.

Cada centavo de real investido pela Empresa nesse sentido corresponderá a um euro de retorno sobre seu investimento.

Mas como é que se faz isso? Me aguardem, que depois eu conto!

Professor José Paulo
Sócio-diretor do Grupo Independente de Português. Formou-se em Letras na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em 30 anos de magistério, lecionou em vários colégios e universidades no Rio de Janeiro. Coordenou o curso de Comunicação Oral e Escrita para Executivos da Fundação Getúlio Vargas. Lecionou, por nove anos, na Escola Superior de Propaganda e Marketing na Graduação e na Pós-Graduação (RJ e SP).
http://www.grupoindependente.com.br
email: jose.paulo.oliveira@terra.com.br



 
topo

Textos e Artigos
Email: armando@pensareweb.com.br
Tel: (41) 3026-4616 - (41) 9996-8007