Quem Somos Eventos de Sucesso Consultorias Gestão de Negócios Fale Conosco
Artigos Agenda
Home




- A Arte de Falar em Público 

Tempos atrás um famoso cantor lírico norte americano, depois de muito sucesso em seu país resolveu se apresentar no Scala de Milão, o templo da música erudita. Escolheu repertório que permitiria mostrar o melhor de sua voz de tenor, realizou uma campanha publicitária digna dos grandes e convidou os maiores críticos. Dia da estréia, casa cheia. Ele escolhe como primeira peça uma música popular italiana - O Sole e Mio – ao final o público de pé pede bis. Empolgado canta novamente e mesmo antes do final a platéia pede BIS! , BIS!. Ele olha para o maestro e com um leve sinal de cabeça canta novamente. Mais uma vez ele ouve ao final a platéia pedindo BIS, BIS. Intrigado ele pergunta a uma senhora da platéia – Até quando querem que eu cante a mesma música?. Ao que ela educadamente responde – Até cantar direito, meu filho.

Comparando com uma apresentação ao público podemos tirar algumas conclusões interessantes sobre essa história. Primeiro o público está lá para que o apresentador faça o melhor. A platéia torce para o seu melhor desempenho. A maioria das pessoas que se propõe a ouvir quer o sucesso do apresentador. Cai por terra a idéia que as pessoas estão lá para ver a sua queda. Não motivos para temer a sua platéia. É preciso apenas respeitá-la.

Uma outra constatação trata-se da comunicação que existe entre o apresentador e a platéia. A maior parte dessa comunicação é não verbal. Em outras palavras, sua voz tem menos importância na comunicação do que o corpo, os olhos, as mãos o rosto etc. É um conjunto que tem que estar harmônico.

Finalmente, a senhora da história manda um recado muito importante para os apresentadores, é preciso treino, pratica, muita prática para se tornar um bom apresentador. Além disso é importante saber quem é seu público, as características, os desejos, as necessidades.

Armando Ribeiro



 

Email: armando@pensareweb.com.br
Tel: (41) 3026-4616 - (41) 9996-8007