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- Melhorando a Comunicação On Line 

Muitas empresas estão apostando no uso da internet para melhorar a sua comunicação com os clientes, agilizar o atendimento e abrir um canal de negócios. Entretanto surgiu um novo complicador: a dificuldade na elaboração escrita e a quantidade de e-mails recebidos e respondidos. Ao que tudo indica, não estão trazendo a qualidade esperada, aliás, podem estar aprofundando ainda mais as deficiências comunicativas.

Recentemente recebi um e-mail de um curso pelo qual me interessei. Entretanto as informações ainda eram poucas para que eu tomasse a decisão de participar do evento. Acessei o site da empresa e as mesmas informações que recebi no folder eletrônico estavam lá, exatamente iguais. Cliquei no ícone CONTATE-NOS e coloquei minhas dúvidas. Três dias depois recebi um e-mail que repetia as mesmas informações do folder e do site, encerrando com a seguinte frase: Caso tenha ainda alguma dúvida, utilize o e-mail contato@... para maiores informações.

A esta altura você leitor, estará pensando: perderam um cliente. Acertou. A empresa deve ter enviado milhares de mensagens, sabendo que a taxa de retorno e interesse é muito pequena e, quando aparece um possível participante, perdem-no por não saber utilizar uma comunicação Simples, Adequada, Direta e Objetiva.

A simplicidade na comunicação é a capacidade de utilizar palavras que sejam de fácil compreensão, não tenham duplo sentido e que permitam acesso direto ao tema. Frases de construção complexa com muitas referências e adjetivos podem até mostrar o quanto entendemos da língua portuguesa, mas tendem a confundir o leitor, o receptor da mensagem.

A utilização de uma comunicação adequada é nada mais nada menos do que responder aquilo que estão perguntando com um vocabulário adequado ao que o leitor ou receptor possa entender. Na dúvida evite utilizar palavras e expressões que são utilizadas por pequenos grupos: informáticos, economistas, médicos, advogados etc.

Direção é algo que podemos dar ao leitor para que ele faça algo, tome uma decisão ou satisfaça sua dúvida, ir direto ao ponto é a maneira eficaz de conquistar o cliente.
Finalmente, a objetividade pode ser traduzida como não perder o foco da comunicação. O que meu cliente quer saber?, que resultados ele e eu precisamos alcançar ? são duas perguntas que devem estar sempre na mente do emissor da mensagem.

Deste ponto em diante você poderá fazer o seguinte: se sua empresa tem um site e um ícone de contatos, contate-nos, fale conosco etc., verifique quais foram as últimas mensagens recebidas e suas respectivas respostas. Analise se cada uma utilizou os conceitos que leu até agora. E mais, identifique se as respostas foram adequadas também no tempo, isto é, enviadas rapidamente.

Simplicidade, Adequação, Direção e Objetividade podem transformar sua empresa e você em ótimos comunicadores, o seu cliente merece e antecipadamente agradece.

Armando Ribeiro



 

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