Quem Somos Eventos de Sucesso Consultorias Gestão de Negócios Fale Conosco
Artigos Agenda
Home




- Exemplo de Predicados Verbais

VISUAL AUDITIVO CINÉSTESICO INESPECÍFICO
Á luz de Afirmar Agradável Acreditar
A olho nu Agudo/grave Amargo Apreciar
Angulo Alarme Apertado Aprendizagem
Apagar Amplificar Ativo Associar
Aparência

Anunciar

Cansaço Aumentar
Aspecto Barulho Choque Comunicação
Brilho Boato Concreto Conhecer
Claro Chamar Controle Consideração
Cor Comentário Emocional Entender
Delinear Conversa Esforço Escolher
Deu um branco Declarar Fácil Estudar
Foco Discutir Frio/quente Favorecer
Horizonte Estrondoso Gostoso Lembrar
Ilusão Explicar Mexer Localizar
Imagem Gritar Odor Optar
Obscurecer Opinar Pânico Perceber
Perspectiva Queixa Pressão Realizar
Ponto de vista Reclamar Sensação Receber
Revelar Rumores Solido Reconhecer
Tela Voz Suportável Tentar

Os mistérios de Verônica

A primeira vez que vi Verônica estava embarcando para aquela cansativa viagem até Nova Iorque. Ela estava acompanhada de um verdadeiro monstro negro, um armário de 2 por 2 metros. Carregava-lhe uma montanha de malas. Despediu-se carinhosamente do acompanhante e dirigiu-se para a fila de embarque, no que foi acompanhada por dezenas de olhares dos homens por quem ela passava.

Naquela noite ela vestia-se com extremo capricho. Um vestido vermelho, até a altura dos joelhos. Vermelho, viria saber depois, era sua cor preferida, e a que realmente lhe caia muito bem. Realçava-lhe a cor morena. Um laço vermelho nos cabelos, a bolsa e o sapato de mesma cor acompanhavam o deslumbrante traje de Verônica.

Tinha saído de uma reunião de negócios desgastaste e complicada. Minha expectativa era a de enfrentar 10 horas de um longo e cansativo vôo. Nunca tive a sorte de alguém realmente interessante sentasse ao meu lado durante essas viagens. Lembro-me da velha cleptomaníaca que viajou comigo de Londres ao Cairo e tentava me ensinar como guardar como souvenir os talheres de prata da primeira classe. De outra vez foi aquela menina de uns 16 anos, filha do embaixador inglês na Tailândia que escorregava o tempo todo para a minha poltrona e se abraçava a mim como se eu fosse o seu ursinho de pelúcia.

Por um momento pensei que poderia Ter melhor sorte desta vez. Nem imaginava que poderia ser Verônica a minha vizinha de poltrona. Ao menos que fosse uma pessoa que pudesse tornar a viagem agradável. Uma boa conversa e um sono tranqüilo.

Minha surpresa foi ao verificar que a minha companheira de viagem seria a misteriosa Verônica. Conferi o numero da minha poltrona umas três vezes antes de sentar-me. Com sua voz doce e melodiosa perguntou-me se a poltrona que procurava era a 4 b e lhe respondi com embaraço que sim, ela acenou com uma das mãos apontando para o local. Boa noite. Espero que façamos uma boa viagem. Sou Verônica e estendeu sua mão para mim. Devo Ter ficado vermelho como seu vestido, pois um calor subiu-me às faces. Respondi que haveria de ser uma deslumbrante viagem e apresentei-me.

Pude naquele momento observar atentamente cada centímetro do seu rosto. Fazia-o sem nenhum pudor. Verificava que era extremamente linda. Seu corpo exalava uma fragrância adocicada, um leve perfume que me deixava mais extasiado. Ela sorriu para mim algumas vezes reclamando do calor que estava dentro do avião. Continuei minha minuciosa observação até que fomos avisados que iríamos decolar.

Devidamente ajeitado na poltrona, pela experiência de centenas de horas de vôo, pude perceber um pedaço de sua coxa direita que aparecia sob o vestido. Não havia notado que seu traje tinha fendas laterais. Desviei o olhar e por alguns instantes senti como se estivesse retornando ao tempo, aos meus quinze anos, à idade dos hormônios latentes. Foram longos minutos até que a as manobras de decolagem fossem completadas e estivéssemos voando. Num dado momento virei para Verônica e...

EXERCÍCIO:

Troque Verônica por Ricardo, se for agradável para você.

Reescreva a história utilizando somente os sistemas:

a) auditivo
b) visual
c) cinestésico

Compare com o original e verifique em qual dos sistemas a comunicação foi mais agradável para você.

Armando Ribeiro



 

Email: armando@pensareweb.com.br
Tel: (41) 3026-4616 - (41) 9996-8007