|
VISUAL |
AUDITIVO |
CINESTÉSICO |
Estilo
de Aprendizagem |
Aprende
por visão; observa demonstrações; gosta de ler e imaginar
as cenas descritas no livro; tem boa concentração; rápido
na compreensão |
Aprende
por instruções verbais, gosta de diálogos; evita descrições
longas; não presta muita atenção nas ilustrações; move
os lábios quando lê; subvocaliza |
Aprende
fazendo por envolvimento direto; prefere ir logo para
a ação; não é bom leitor. |
Memória |
Lembra-se
bem dos rostos mas se esquece dos nomes; escreve e anota
através de esquemas, resumidos e simbólico; lembra bem
de imagens |
Lembra
os nomes mas esquece os rostos; decora as coisas por
repetição auditiva. |
Lembra-se
melhor das coisas que fez e não daquelas que viu ou
ouviu. |
Para
resolver problemas |
Delibera
e planeja bem antes; organiza os pensamentos e tem boa
visão das soluções e alternativas. |
Fala
sobre os problemas ; testa as soluções verbalmente. |
Ataca
fisicamente o problema; ação; impulsividade; geralmente
escolhe soluções que envolvam muitas atividades. |
Aparência
Geral |
Limpo;
meticuloso; gostos de ordem e coisas bonitas |
Combinar
roupas não é tão importante; prefere explicar as escolhas. |
Limpo,
mas logo se desarruma por causa das atividades; sem
muito senso estético; conforto é essencial. |
Comunicação |
Quieto;
não fala muito e se o faz fala muito rápido, impacienta-se
quando tem de ouvir explanações longas; uso desajeitado
das palavras; descreve coisas com detalhes; usa predicados
verbais do tipo: veja bem ... claro ... brilhante...
etc. |
Gosta
de ouvir mas não consegue esperar para falar; descrições
são longas e repetitivas; usa predicados do tipo: ouça...
escute... deixe-me explicar... etc. |
Gesticula
quando fala; não é bom ouvinte; fica muito perto quando
fala ou ouve; perde rapidamente interesse por discursos;
usa predicados do tipo: Sinto que ... pegue... firme...
concreto... etc. |