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- No Princípio Era o Verbo: A Boa Semeadura

Escolher a palavra exata. Reunir palavras exatas em contextos coerentes e factíveis. Encadeá-las em seqüência digital de maneira a formar frases, orações e períodos. Fechar o ciclo, utilizando o parágrafo.

Recomeçar o processo. Dessa vez tomar cuidado, ao observar se o espírito da nova criação coaduna com o que já foi exposto.

Ser analógico. Olhar à frente. Preparar o leitor para o que virá a seguir.

E assim vamos nós, semeando as folhas de papel e libertando nossa mente do tormento nebuloso das idéias, que se vão materializando, consubstanciando e ganhando corpo, forma e cor.

Dominar esse processo tornou-se o grande diferencial competitivo, em um mercado cada vez mais seletivo e exigente.

Hoje, mais do que nunca, as Organizações precisam de bons comunicadores, Profissionais capazes de absorver, transformar e gerar novas informações, condição indispensável para o êxito dos negócios.

Pena que muita gente boa ainda não pense dessa maneira.

Muitos profissionais ainda acreditam piamente que a competência de seus escritos depende exclusivamente da estrita obediência a regras gramaticais e do rebuscamento de linguagem, ranços de uma educação elitista, canhestra e deformadora.

Os textos nada mais seriam do que a reduplicação de surrados modelos, caracterizando aquilo que se convencionou chamar de burocratês. Para qualquer público, em qualquer situação, utilizem-se as velhas fórmulas.

O resultado? Sempre desastroso!

Desculpas não faltam para justificar o descaso e a incompetência.

- "Acho que meu texto não ficou bom. O problema é que hoje eu não estou inspirado".

- "Escrever é dom. Além disso, não existe nada mais careta e antiquado do que linguagem escrita".

- "Eu até que escrevo bem. Você é que não soube interpretar o que foi dito".

- "Sei que o texto saiu às pressas e de qualquer maneira. O problema é que eu não tive nem tempo de reler".

- "Sou um profissional de área técnica. A mim, não compete, portanto, nenhum tipo de concessão ao leitor".

Está na hora de virar o jogo.

A comunicação escrita pode ser sua grande aliada, nessa tarefa fascinante de transformar, mobilizar e influenciar pessoas.

Lembre-se de que as decisões dependem das cartas, dos e-mails e dos relatórios que todos, indistintamente, precisam escrever.

Se você está disposto a percorrer esse caminho de mudanças, guarde com carinho as dicas a seguir.

O leitor certamente saberá reconhecer seu esforço para produzir textos eficazes e comunicativos.

Dicas de sucesso

A Consolidação da Mudança

- Ninguém nasce sabendo escrever, e todos, sem distinção, são capazes de produzir bons textos.

- Com técnica, método e muita prática, você pode melhorar sua performance.

- Não seja rigoroso demais consigo mesmo.

- Do redator de ocasião ao redator profissional, todos se sentem inseguros quando começam a escrever.

- Gramática não é causa, é consequência

- Se você, antes de escrever, fica preocupado com a crase, a colocação do pronome, a grafia das palavras, a acentuação e a sintaxe, não vai conseguir produzir nada que valha a pena.

- Seu texto não é seu filho. Filho é filho. Texto é texto.

- Aceite as observações de quem está de fora. Quem está de fora tem o necessário distanciamento para julgar a eficiência de seus escritos.

- Ninguém escreve sobre aquilo que não sabe.

- O conhecimento é condição indispensável para a criatividade.

- Leia muito! Leia sempre! Da história em quadrinhos ao texto específico de sua área profissional; do romance p
olicial ao compêndio de filosofia.

- Todos os tipos de leitura, indistintamente, vão enriquecer seu vocabulário, mostrar diferenças de estilo e acrescentar informações de que você sempre precisará no futuro.

- Firme um compromisso com você mesmo: Ler um jornal por dia, uma revista por semana e um livro por mês.

- Resista ao apelo da informação diluída, mastigada e superficial. Procure ampliar sua base conceitual sobre as informações que recebe.

- A sociedade moderna criou o conceito de que você tem que ser absolutamente inédito, bem-humorado, original, surpreendente e criativo em tudo aquilo que produz.
Na verdade, como isso é impossível, só gera impotência e frustração.

- Se você leu um belo texto, um relatório eficiente, uma carta bem escrita ou um e-mail comunicativo, por que não usá-los como modelo?

- Ter a coragem de escrever não é tudo; preciso se torna ter a coragem de cancelar. Deixe o texto "amadurecer" e depois volte a ele.
Leia-o em voz alta, acrescente, modifique e corte o que é inútil.

Professor José Paulo
http://www.grupoindependente.com.br



 

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