Quem Somos Eventos de Sucesso Consultorias Gestão de Negócios Fale Conosco
Artigos Agenda
Home



- Líderes são Educadores que Servem 

Tenho percebido um saudável rebuliço nas conversas sobre gestão de pessoas nestes últimos meses. Algumas coisas me alegram bastante e também me fazem refletir e questionar.

Certa vez, numa palestra, ouvi de um consultor, a narração emocionada sobre um trecho do filme "Lancelot - O Primeiro Cavaleiro", com os grandes atores, Sean Connery e Richard Gere. O trecho apresentado e depois enfatizado mostrava o momento em que o Rei Arthur entrava no lugar de reunião dos cavaleiros da Távola Redonda e comentava a frase escrita na "grande mesa"; frase esta, que era regra e prática dos grandes cavaleiros: "Só é livre o homem que serve".

Nunca mais esqueci aquela explicação. Que fantástico paradoxo: servir para ser livre.

Como Gestora de Recursos Humanos, questionei-me: Quantos líderes, como o Rei Arthur são livres? Quantos servem? Quantos líderes educam seus seguidores, porque, primeiramente, os servem? Eu sou uma líder educadora? Sou capaz de servir a qualquer pessoa? Tenho real desejo de ajudá-las servindo-as?

Em meio aos questionamentos ainda sem resposta, lembrei-me de alguns ensinamentos de excelentes livros que já passaram pela minha cabeceira: "Lições de Liderança de Jesus" - para mim, o maior líder e o maior servidor; "Uma Vida com Propósitos", a vida que serve; "Valores Humanos na Educação", um resgate dos reais valores que deveriam ser ensinados desde a primeira fase escolar; "Há Poder em suas Palavras", a importância da confiança em Deus e de falar com otimismo sempre; "Inteligência Emocional", a meu ver, também um ensinamento de como "servir" da maneira certa; "As Cinco Linguagens do Amor", dentre os deliciosos assuntos, um especial sobre "Formas de Servir"; "A Inteligência na Carreira Profissional", que nos incentiva a repensar o "por que trabalhamos" e, nestes últimos dias, "O Monge e o Executivo", uma rica oportunidade de aprendizado para o líder/educador/servidor.

De volta aos questionamentos, busquei respostas para as perguntas:
- Quantos líderes como o Rei Arthur são livres de tal forma que podem servir? Dentro da minha perspectiva e experiência, encontrei uma resposta que me atendeu: Os que são educadores. Os que são tão firmes e seguros que, não só podem como desejam compartilhar o saber com a alegria e o prazer de quem entende, na essência, o que significa desenvolver pessoas.
- Quantos servem? Os que nunca estão competindo para derrotar alguém e nunca se sentem ameaçados - são o que são e reconhecem seu valor e necessidade de aprendizado constante. Os que têm certeza que jamais serão inferiorizados por distribuir espontânea e carinhosamente o conhecimento que adquiriram e que os tornou o que são - líderes.
- Quantos líderes educam servindo? Os que reconhecem no outro ser humano uma rica fonte de saber e troca de conhecimentos independente do nível hierárquico que cada um possua. O outro nunca é uma ameaça ou um adversário para o líder que educa servindo.

O líder educador serve, porque conhece e confia em sua essência educadora, qual seja o desejo de ajudar o outro em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O líder educador serve com amor, paciência, bondade, responsabilidade, ética, solidariedade e convicção de que somente servindo, nos tornamos livres. Livres do egoísmo e individualismo que nos impedem de compartilhar; livres dos desejos insanos e da ambição desmedida que nos fazem perder a real grandeza da vida, livres da competição destruidora que nos faz esquecer a necessidade do próximo, livres da maldade e maledicência que sempre destroem e desagregam; livres dos preconceitos e rótulos que nos afastam do outro antes de nos permitir conhecê-lo; livres do medo de "perder" posições ou status porque já sabemos o que realmente é valor;

O líder educador pode servir a qualquer pessoa porque compreende o valor de não ser "escravo" de sentimentos tão mesquinhos e fúteis que impedem o crescimento e a visão do ser humano e da vida em sua beleza e grandiosidade.

Líderes educadores enxergam claramente a imensidão da constelação e o espaço que cada pessoa tem nesta imensidão para brilhar junto com as outras; caso contrário, não teríamos constelação.

Líderes educadores servem, porque reconhecem que a vida é um constante aprendizado. Reconhecem que precisam usar suas mãos não só para aplaudir ou acusar pessoas, mas, para abraçá-las e oferecer-lhes um pouco de seu tempo para compreendê-las.

Líderes educadores servem com lições diárias e em pequenas doses.
Líderes educadores servem através da coerência entre falar e fazer.
Líderes educadores servem pelo exemplo.

Gostaria de terminar com parte do texto de um líder educador/servidor, chamado Daniel Munduruku, um índio consciente da fascinante relação de serviço que deve existir entre os seres humanos.

"Não escolhi ser índio, essa é uma condição que me foi imposta pela divina mão que rege o universo. Mas escolhi ser professor (educador), ou melhor, confessor dos meus sonhos. Desejo narrá-los (servir) para inspirar outras pessoas a narrar os seus a fim de que o aprendizado ocorra pela palavra e pelo silêncio (exemplo). É assim que "dou" aula (lidero) - com esperanças e sonhos...".
(Extraído do livro: Valores Humanos na Educação - Editora Gente)

Como estamos "dando aula" em nossas empresas? Estamos servindo?
Sou um líder educador que serve?
Aproveitando a ocasião, em que posso servi-los?

Delaíse Pimentel
Consultora em T&D; Moderadora no Rio do grupo virtual CONFRARIA-RH
Especializada em Educação Humana na Empresa
Eterna Aprendiz - delaíse@globo.com



 

Email: armando@pensareweb.com.br
Tel: (41) 3026-4616 - (41) 9996-8007