Quem Somos Eventos de Sucesso Consultorias Gestão de Negócios Fale Conosco
Artigos Agenda
Home

- MadaLena e o Dr. João

Nas empresas e organizações públicas é quase uma regra a diretoria e principais assessores serão substituídos a cada novo mandato eletivo. No caso da empresa onde MadaLena trabalha, uma instituição pública federal, isso não é diferente.

MadaLena, naquele 2002, recebeu a informação que o novo diretor da sua área – Dr. João – tomaria posse no dia 03 de março e estaria convocando todos os gerentes para uma reunião de posse e apresentação.

Pontualmente, como de costume, a minha amiga estava no auditório e vê entrando pelos fundos do palco o novo Diretor. Animada, eufórica e extremamente feliz, Madalena não resistiu e gritou: Joãozinho é você!

Um silêncio constrangedor pairou no ambiente. MadaLena não satisfeita foi até o novo Diretor e deu-lhe um daqueles abraços que só ela sabe dar. Um dos colegas gerente comentou com seu companheiro: baixou o espírito de Lena!

Dr. João, com seus quase 2 metros de altura, - o Joãozinho - era conhecido como a pessoa mais popular da empresa, profissional brilhante, líder natural, alegre, descontraído e de uma conversa agradável e entusiasta. Capaz de animar qualquer grupo de pessoas com seu humor. Não lembrava nem de longe aquele sujeito agora austero e de feições duras. Ao receber o abraço de MadaLena, sussurrou ao seu ouvido, agora sou o Dr. João.

MadaLena voltou ao seu lugar decepcionada. Pensou por alguns momentos que estaria nascendo a oportunidade de ver renascer uma liderança na organização que fosse pautada na participação e na melhoria de ambiente de trabalho, que para quem não sabe estava para lá de péssimo.

A fala do Dr. João foi contida e extremamente arrogante, cheia de lugares comuns. A centralização de poder e das decisões ficaram evidentes naquele discurso de posse. Enfim, MadaLena e os demais gerentes perceberam estar entrando em dias muito mais difíceis do que imaginavam.

Quem conhece MadaLena sabe que ela não é de deixar as coisas para lá, gratuitamente. Sabem que quando vem a tona seu perfil de Mada situações interessantes acontecem.

Terminada a apresentação, o Dr. João informou que todos os gerentes seriam chamados para reuniões individuais para que ele pudesse conhecer o trabalho, o planejamento de cada um e principalmente traçar os novos rumos que a empresa teria que tomar a partir daquele momento.

MadaLena foi a primeira a ser convocada. Naquela tarde mesmo iria acontecer a sua reunião com o Joãozinho.

Ao entrar na sala do diretor, olhou nos olhos e sem nenhuma cerimônia falou:

- Onde está aquele Joãozinho que conheci há tantos anos atrás?
- Como pode uma pessoa mudar tanto?
- Que aconteceu com as suas idéias de liderança democrática e promotora do bem estar das pessoas?
- Cadê o espírito de equipe?
- Por que tanta arrogância?

Joãozinho respondeu que agora tudo era diferente, tinha sob seu comando mais de 500 pessoas, tinha que ser mais sério, o cargo assim o exigia, e todas aquelas coisas que estamos acostumados a ouvir.

MadaLena, impassível, ao longo de tantos anos convivendo junto com o seu colega, disse-lhe duas coisas:

- Primeiro para mudarmos uma cultura que tanto questionamos e reprovamos precisamos dar o exemplo. Líderes e transformadores são forjados através da coerência do discurso e da prática.
- Se quisermos mudar o modelo precisamos trabalhar com a mudança de cultura da organização.

MadaLena voltou-se, caminhou em direção à porta, ao sair fez um sutil aceno de despedida. Falou com sua voz leve e doce: Pense nisso Dr. Joãozinho (com algum ênfase). Saiu.

Os resultados dessa conversa e as ações do novo diretor estou cobrando de MadaLena desde então. No último contato que tivemos ela prometeu contar em breve. Vamos, enquanto isso, refletindo sobre o tema “mudando a cultura da organização”.

Quais as razões nos levam a reagir, agir e pensar exatamente como aqueles que tanto questionávamos e reprovávamos?


Armando Ribeiro


 
Email: armando@pensareweb.com.br
Tel: (41) 3026-4616 - (41) 9996-8007