Quem Somos Eventos de Sucesso Consultorias Gestão de Negócios Fale Conosco
Artigos Agenda
Home

- MadaLena e o Planejamento

MadaLena inspirada pelo início da primavera, resolveu tirar da gaveta mais uma de suas histórias.

Na sua opinião, a estação é propicia para começarmos a pensar no futuro e planejar nossas ações.

A organização onde MadaLena trabalha, desde a década de 80, realiza a cada dois anos um grande evento de Planejamento Estratégico. È escolhido um local agradável e distante da sede da empresa e por dois dias, gerentes e diretores decidem, prevêem e planejam as ações para os dois anos seguintes.

Em cada um desses períodos é escolhido um dos gerentes, por sorteio, que fica responsável por toda a realização do evento. Divulgação, planejamento, escolha do local, pauta, até a realização do evento propriamente dito. MadaLena foi sorteada em 1982.

Naquele momento a maioria dos gerentes e diretores, imaginavam as grandes mudanças que iriam acontecer.

MadaLena não decepcionou. Resolveu realizar, junto com sua equipe, um grande planejamento estratégico. Percebia que embora a participação dos gerentes e diretores fosse intensa, os demais funcionários sequer sabiam o que estava sendo feito. A participação era restrita ao escalão superior da organização.Para os funcionários sem função cabia executar. Não havia na organização uma cultura voltada para planejamento. MadaLena resolveu mudar, quebrar o paradigma.

Em primeiro lugar convocou toda a sua equipe, as faxineiras, os motoristas e os seguranças. Verificou que o orçamento para o evento era generoso e junto com sua equipe decidiu que:
- o evento não seria realizado em nenhuma cidade longe da empresa. Porto Seguro, Pousada do Rio Quente nem pensar. Seria realizado ali mesmo, em um bom hotel da cidade; a economia com diárias e passagens seria investida numa campanha de divulgação,
- Seriam convidados os principais clientes e fornecedores para participar do evento;
- Com toda a equipe seria realizada uma campanha para permitir participação de todos os funcionários, com idéias e sugestões.

O tema da campanha interna foi definido como ‘VOCÊ VAI PARTICIPAR DO PE-82”.

Mandou confeccionar cartazes e folders e solicitou que fossem colocados na porta dos banheiros, nos reservados sanitários, nos espelhos, nos quadros de avisos e dentro dos elevadores.

Os seguranças fiscalizavam para que os cartazes e folders não fossem danificados. As faxineiras substituíam aqueles que porventura estivessem rasgados ou riscados. Os motoristas distribuíam durante as viagens textos para os passageiros lerem sobre o que era o Planejamento Estratégico.

Frases do tipo:

“AGORA VOCÊ PODE PARTICIPAR DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 82 – PROCURE SEU GERENTE E DIGA O QUE PENSA – DÊ IDÉIAS – FAÇA A SUA PARTE.”
“ PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 82:SE VOCÊ AINDA NÃO SABE COMO COLABORAR PROCURE SEU GERENTE”. Foram espalhadas por todo o edifício.

Aliás ela se orgulha em dizer que foi a primeira que começou as propagandas nos banheiros, hoje tão populares.

Durante os três meses que antecederam aquele Planejamento, a cada semana novas frases, novos textos e novas idéias surgiam de MadaLena, da sua equipe e de outros funcionários interessados.

Outra ação interessante foi editar uma cartilha, simples, objetiva e dinâmica explicando o que era o Planejamento Estratégico, o Tático e o Operacional e, ao invés de mandar entregar para os funcionários, enviou pelo correio para a casa de cada um.

A reação foi intensa. Os gerentes reclamando que além do trabalho tinham que ficar explicando para os funcionários o que era o planejamento que iram realizar e até sugeriram que deveria ser criada uma central de informações ligadas à área da MadaLena. O sindicato reclamou que era um absurdo os cartazes nos banheiros e seus reservados, argumentavam que eram os momentos de “intimidade e privacidade”. Alguns gerentes e diretores achavam que a participação de tanta gente conturbaria o ambiente de trabalho, já que muitas idéias eram inviáveis. Argumentavam também que a participação dos principais clientes e fornecedores poderia prejudicar o sigilo e a confidencialidade de alguns projetos.

MadaLena, às vezes como Mada e outras como Lena(*), tinha as respostas para todas as situações.

O que parecia improvável aconteceu. Duas semanas antes do evento a participação era intensa, os funcionários davam idéias, perguntavam e opinavam. Embora excêntricas, alguns até admitiam que a propaganda e o marketing de MadaLena estava no caminho certo.

O planejamento estratégico de 82 jamais foi esquecido. Algumas das idéias e projetos elaborados naquela oportunidade estão até hoje tendo sucesso. Os gerentes estimulados pelo funcionários abandonaram definitivamente o método do “achismo”. Os funcionários são ouvidos e participam. Alguns são convidados para participar do Planejamento como representantes do funcionalismo. O comprometimento em todos os níveis de funcionários é intenso. Ações e projetos são compartilhados.

Visão, missão, objetivos e outras palavras ou frases, depois daquele planejamento, não são simples enfeites emoldurados nas salas, todos funcionários sabem o que aquilo quer dizer.

MadaLena cumpriu mais uma missão. Deixou um recado final: “o segredo do bom planejamento pode não estar na metodologia; com certeza está na participação”.

Armando Ribeiro


 

Email: armando@pensareweb.com.br
Tel: (41) 3026-4616 - (41) 9996-8007