Quem Somos Eventos de Sucesso Consultorias Gestão de Negócios Fale Conosco
Artigos Agenda
Home




- Novas Estratégias, Novas Realidades

O problema do futuro é que ele não é mais como costumava ser.
Paul Valery

Sempre me intrigou saber como é que posso enfrentar as mudanças para poder prever com maior acerto o meu futuro. Uma das coisas que agora estou compreendendo, é que todos nós temos a capacidade de entender as mudanças a partir do momento que as construímos. Posso agir como se a mudança estivesse acontecendo. Quando ela finalmente acontece, tenho nos lábios a frase pronta: Eu já sabia!!!

Com o tempo procurei aprimorar meus conhecimentos e percebi que o futuro não pode ser totalmente previsto e as pessoas não decidem somente de forma racional. Utilizam, também, a sua intuição e imaginação. Criar o futuro, ao invés de correr atrás das mudanças. Provocá-las e, viver com inteligência.

Parece um grande paradoxo, termos tanta informação e tecnologia e cada vez menos condições de prever o futuro.

Passei a refletir sobre o real significado da mudança e descobri que ele existe a todo momento e que não é preciso sofrer por causa dela. Posso escolher entre dirigir uma Ferrari último tipo apenas de ré, ou um Fusca 66 da forma habitual. E essa é uma diferença fundamental.

A partir desse novo ponto de vista comecei a entender os cenários de mudanças visíveis e aquelas quase invisíveis - aquelas que tinha muita dificuldade de ver.

Estou sempre respondendo com sinceridade as seguintes questões: O que eu quero? O que eu sei? Em que eu acredito? O que eu estou fazendo?

As respostas a cada uma das questões permitem que eu esteja sempre iniciando e aprendendo a entender as mudanças e tenha uma melhor visão do meu futuro Persigo o equilíbrio entre a direção com flexibilidade, a informação relevante com prudência, a objetividade com otimismo e a praticidade com um pouco de magia. Uso a imaginação e a minha intuição.

Percebi que as mudanças inteligentes são aquelas que eu posso criar e nas quais interfiro para alcançar um futuro melhor.

Preciso estar sempre encontrando novas estratégias pessoais, elas me levarão as novas realidades. Descobrindo talentos ocultos e reeducando-me posso estar continuamente aprendendo a tomar decisões para navegar no rio da minha vida. Como escreveu o Dr. H.B Gelatt: “A maneira como o rio flui está mudando. No passado, o rio geralmente era calmo, um tanto previsível e moderadamente administrável. O rio do futuro é mais turbulento, geralmente imprevisível e muito menos administrável. Nosso rio está mudando e nosso modo de navegá-lo também deveria estar. A vida no novo rio significa que precisamos aprender não apenas a esperar a mudança e reagir a ela, mas também a imaginar a mudança e criá-la”.

Estou sempre sintonizado na frase: novas estratégias, novas realidades.

Armando Ribeiro



 

Email: armando@pensareweb.com.br
Tel: (41) 3026-4616 - (41) 9996-8007