Quem Somos Eventos de Sucesso Consultorias Gestão de Negócios Fale Conosco
Artigos Agenda
Home




- Mudanças, Resistências e Vitaminas (final)

No texto – MUDANÇAS, BORBOLETAS E PUDIM DE LEITE - abordei algumas questões que envolvem as mudanças e transformações. Recebi diversos comentários e perguntas do tipo: Tudo bem, mas o que fazer para mudar? Por que resistimos tanto às mudanças?

Escrever hoje, logo após as eleições presidenciais tornou-se oportuno e desafiador. As pessoas anseiam por mudanças, mas muitas delas julgam que os outros ou alguém as fará e entregará de bandeja. Precisaremos apenas curtir. Começa aqui nosso primeiro e cruel engano.

Um amigo escreveu que para mudar precisamos saber trabalhar com as perdas que as mudanças trazem. Eu prefiro trabalhar com os ganhos. Mudar o foco. Se as mudanças que queremos irão trazer mais perdas do que ganhos: PARE E REFLITA. Comece de novo.

Precisamos de respostas às perguntas que fazemos todos os momentos que vemos na nossa frente: MUDANÇA. Respostas simples são aquelas que vão direto ao assunto. Em outras palavras, muitas vezes são cruéis, pois chegam na raiz do problema e assim, só nos resta entrar em ação.

Geraldo Eustáquio de Souza, consultor mineiro radicado em Curitiba, desenvolve há muitos anos pesquisas sobre as razões pelas quais as pessoas têm tanta dificuldade em mudar. Ele chegou num número de 16 razões mais comuns e eu venho trabalhando com elas em quase todos os eventos que realizo.

As principais razões são aquelas que falamos de imediato, quase sem pensar. Para elas seria interessante desenvolver vitaminas, remédios ou vacinas que pudessem, curar ou ao menos diminuir drasticamente a paralisia, que muitas vezes, elas provocam.

Optei por vitaminas. Elas podem ser facilmente administráveis, são normalmente de paladar agradável e servem também para outras situações. As pessoas dizem que não mudam porque:

1. Sabem que pode dar muito trabalho

Vitamina: Tomar diariamente um copo de energia sexual com pitadas de alegria e de vontade. Normalmente quando realizamos uma conquista amorosa, não dá trabalho? Então vamos usá-la em situações semelhantes. O resultado final pode ser quase um orgasmo múltiplo.

2. Apegam-se ao seu estilo de vida

Vitamina: O estilo de vida é a forma como vivemos e nada tem a ver com os resultados que estamos obtendo, portanto olhe para dentro de você e veja se os resultados são bons, senão forem, tome uma drágea diária de inteligência.

3. Têm preguiça

Vitamina: O preguiçoso é um complicador despreocupado. Ele sabe o que tem de fazer, mas opta por não fazer nada. Nesse caso uma vitamina de animo seria interessante, mas costuma dar resultados se for administrada diretamente no cérebro, durante uma operação de.....zzzzz..cansei!

4. Podem desagradar a outras pessoas

Vitamina: Esta é uma razão muito séria. As mudanças que iremos realizar normalmente influenciam as outras pessoas. Isso pode realmente desagradar algumas delas, por não entenderem o que está acontecendo. Uma vitamina de bom senso, com alta dosagem de negociação, de verificação da importância das outras pessoas, em outras palavras, vitamina de ecologia.

5. Já se acham perfeitas

Vitamina: A perfeição é um atributo divino. Drágeas de humildade de hora em hora e banho gelado quando a pessoa deslumbrar.

6. Não têm energia

Vitamina: Animo em copos grandes, uma vez por dia. Pessoas sem energia têm que estar animadas.

7. Não sabem que direção tomar

Vitamina: Derreta uma bússola, pique um mapa em pedaços bem pequenos. Para dar gosto, acrescente uma cenoura, bata bem no liquidificador e tome ao amanhecer.

8. Não sabem como fazer para mudar

Vitamina: Doses a vontade de conhecimento, informação e exemplos, em proporções iguais, injetadas na veia a cada dois dias.

9. Já contabilizaram inúmeros fracassos

Vitamina: Aprender com os erros. Verificar novas saídas. Uma vitamina que inclua esses dois componentes. Não esqueça de levar sempre uma caixa grande de lenços de papel no caso de voltar a chorar.

10. Acham que já são velhas demais

Vitamina: Coragem para enfrentar o destino, e vergonha para não dar desculpa tão esfarrapada que nem essa.

11. Desistem facilmente

Vitamina: Dois litros de persistência ao anoitecer. Misture um pouco de morangos silvestres da Mongólia (costuma dar trabalho acha-los), só para dar um gosto diferente.

12. Se conformaram

Vitamina: O conformado sempre diz algumas frases típicas – Ruim com ele(a), pior sem ele(a) – Dos males o menor. Nasci pobre, não casei com mulher(homem) rica(o), não tenho dinheiro nem para jogar na loteria e, o pior, tenho que trabalhar nesta organização. Vitamina deve ser administrada de uma forma especial, pegue um pouco de todas as vitaminas que você conhece, coloque em supositórios e administre um a cada seis horas.

13. Renunciaram a ter suas próprias vidas

Vitamina: Desde cedo muitas pessoas são educadas para serem as sombras das outras. Renunciar a sua própria vida é algo sério e muito comum. A vitamina para esse tipo de razão tem que ser especial. Liberdade e auto-estima, carinho, reconhecimento e reeducação. Vitamina de Paciência para quem vive do lado de pessoas que usam essa razão.

14. Preferem se submeter à vontade dos outros

Vitamina: Diferente da razão acima, este aqui é o(a) espertinho(a), que acha que pode se safar de tudo, atribuindo a culpa aos outros. São os outros que não fazem nada para mudar. Nesse caso a vitamina é dispensável. Água e sabão para lavar a cara de pau da pessoa em primeiro lugar. Depois, uma boa lixa de madeira e óleo de peroba para deixar brilhante. Coitadinho! Tô fora!.

15. Gostam de sofrer

Vitamina: Muito amor próprio. Muita atenção. Muito eu me amo! Muito amor! E um chicotinho para recaídas.

16. Estão felizes com a vida que levam

Vitamina: Existe uma diferença entre estar feliz e achar que a felicidade é eterna. Para essas pessoas a vitamina recomendada é mostrar que ao final de cada dia estarão ainda mais felizes.

Outras razões existem. Certamente diferentes do que as acima. Uma delas em especial – o MEDO DO DESCONHECIDO - será abordada no último texto desta série. Precisamos estar sempre criando vitaminas novas.

O desafio maior será o de realizar a nossa parte na MUDANÇA que desejamos. Não dá para ficar parado. Não podemos nos acomodar (olhe aqui outro tipo de resistência – o comodismo).

Um poema, um presente, que recebi de uma amiga – Márcia – lá de Pato Branco no Paraná, para refletirmos até o próximo e último texto sobre MUDANÇAS.

QUEM MORRE?
Pablo Neruda

Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música,
quem não encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoções justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos, dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante.
Morre lentamente quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar.

Armando Ribeiro



 

Email: armando@pensareweb.com.br
Tel: (41) 3026-4616 - (41) 9996-8007