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- Tome Cuidado com as Pesquisas de Clima Organizacional

Hoje recebi uma consulta de uma amiga sobre Pesquisa de Clima Organizacional. E a partir da premissa de que compartilhar é a solução, passo os principais tópicos da resposta que dei a ela, com um grande alerta: tome muito cuidado com as pesquisas de clima e cultura organizacional.

Pesquisar clima e cultura organizacional exige um trabalho bem fundamentado, estudado e realizado por profissionais competentes.

Soluções caseiras embora, hipoteticamente mais baratas, podem redundar num tremendo desastre. Muitos profissionais de RH, apesar da boa vontade, comprometimento e dedicação, não realizam uma pesquisa metodológica prévia. Importam, ou copiam (o que é péssimo) formulários de outras empresas sem um competente embasamento teórico e prático e ainda por razões puramente de ordem financeira, aplicam os questionários e ficam sem saber o que fazer com aquela montanha de resultados. Quando conseguem enfim efetivar os relatórios e realizar reuniões devolutivas o “clima” está péssimo. O stress desses profissionais chega ao limites da loucura.

Pesquisar clima de uma organização cria nas pessoas expectativas de mudanças. É um perigo enorme realizar pesquisas de clima sem profissionais muito bem preparados. Isso não é difícil, mas leva tempo, estudo e dedicação.

Isso não quer dizer que o pessoal de RH das empresas não possam elaborar e aplicar a pesquisa, mas é preciso estudar muito, participar de cursos específicos sobre o assunto, fazer um networking com várias organizações, realizar dezenas de reuniões com todos os envolvidos, fazer testes de mesa e aprimorar os formulários de acordo com os testes. Conseguir a adesão da alta administração da empresa para os resultados que serão obtidos é muito importante. Alguns resultados podem não ser exatamente bons como se imagina. É preciso que eles estejam cientes desse processo.

É comum que as empresas que preferem partir para a contratação de uma consultoria constatem que o tempo desde a elaboração até a apresentação dos resultados finais (devolutivas e relatórios) é muito menor. Contrariamente ao que se imagina, o investimento é menor se comparado com a solução caseira.

A expertise de quem já aplicou a pesquisa em várias empresas é um fator preponderante. Não é permitido errar numa pesquisa de clima. Uma consultoria ou profissional idôneo deverá repassar toda a metodologia para que numa próxima oportunidade a empresa que contrata possa realizar nova pesquisa de clima e cultura sem necessariamente ter que contratar uma consultoria. Outro fator, não menos importante, é a imparcialidade da consultoria contratada. Na situação caseira - quando o RH realiza - os profissionais estão envolvidos nas questões pesquisadas e podem tender a minimizar ou maximizar alguns resultados para, como dizem, "sair bem na foto"! E isso é natural.

Uma pesquisa desenvolvida pelos próprios funcionários da empresa pode ser a solução? Sim, mas vai depender se entre eles já existam profissionais especialistas no assunto. Irá acarretar um tempo muito maior de pesquisa e embasamento teórico; terão que ser enfrentados inúmeros obstáculos da hierarquia normal da empresa; além da possibilidade de boicotes e perseguições. Superado tudo isso, poderá aplicar com sucesso a pesquisa.

Na contratação de uma consultoria especializada, o processo, em média, é mais rápido, uma vez que ela já detém toda a metodologia e o embasamento necessário. É bom lembrar que se a opção for a de contratar uma empresa para realizar um trabalho dessa importância, é fundamental requerer a apresentação de referências, solicitar informações adicionais sobre a idoneidade da consultoria e firmar um contrato de gestão e de repasse de metodologias, com a manutenção de confidencialidade de todos os dados. Sugiro que seja exigido da consultoria que a tabulação dos dados seja realizada no ambiente da empresa contratante.

E finalmente, verifique se a consultoria a ser contratada tem uma equipe que inclua:

- Redatores – é sabido que perguntas bem elaboradas conseguem receber respostas inteligentes – 90% do sucesso de um bom formulário depende da sua redação;

- Pesquisadores – saber como aplicar a pesquisa garante credibilidade e minimiza a resistência natural que os profissionais têm ao responder questões que poderão influenciar diretamente na sua vida profissional;

- Estatísticos – saber como tabular e tratar os dados significa conseguir qualidade nos relatórios;

- Profissionais qualificados em reuniões devolutivas – saber como apresentar as principais questões minimizam os impactos que podem causar na alta direção e nos funcionários; e

- Profissionais da área de informática – saber como trabalhar os dados estatísticos com o uso da tecnologia é fundamental para a credibilidade da pesquisa como um todo, que se traduz na agilidade da confecção final dos relatórios.

Pesquisas de clima realizadas pela internet ou através de formulários não tem grande variação sobre tudo que está acima escrito.

A opção é clara: investir em um trabalho profissional ou correr o risco de perder a credibilidade, diminuir o nível de motivação e aumentar e não tratar os conflitos. Tudo é uma questão de escolha.

Consertar um erro desses custa muito caro.

Tome muito cuidado com as Pesquisas de Clima. Pense nisso!

Armando Ribeiro



 

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